CODEC's não têm de ser um bicho-de-sete-cabeças

Codec

O que são afinal Codec's?

O vocálubo codec é um acrónimo constituído pelas silabas iniciais das palavras inglesas compressor e decompressor que designa um processo de compactação de ficheiros com o objectivo de mais leves, descartando informação redundante sem afectar de forma significativa a percepção da imagem.

Que codec usar na rodagem, na montagem ou na correcção de cor?... que formato enviar para os efeitos especiais?... em que formato exportar o filme?... e em que formato arquivar?

Para um criativo, este não é certamente o assunto mais interessante.
No entanto, um entendimento básico do funcionamento dos codecs com que trabalhamos em cada fase do processo produção pode poupar-nos muitas dores de cabeça: um codec inadequado pode aumentar exponencialmente os tempos de processamento durante a montagem. Uma decisão menos correcta na rodagem pode comprometer a qualidade da correcção de cor, de um efeito especial ou, em última análise, da fotografia do filme.

Nestes tutoriais, David Kong (realizador e fotógrafo) desmistifica o assunto:

"Codecs don’t need to be hard. No, really, they don’t."*

(*) numa tradução bastante livre: 
"Codecs não têm de ser um bicho-de-sete-cabeças. A sério que não."

David apresenta de forma clara as noções básicas, o funcionamento dos codecs e os aspectos a considerar na escolha do formato adequado a cada fase do processo. Deixo aqui os preciosos vídeos, e também este link para um artigo do autor onde o assunto é aprofundado.

Sem comentários:

Enviar um comentário